Funk rock

06/10/2012 19:21

Funk rock (também grafado funk - rock) é um gênero musical que funde elementos funk e rock.Esse som surgiu no final dos anos 1960 e meados da década de 1970 em artistas como o The Jimi Hendrix Experience (últimos dois álbuns), Eric Burdon e War, Funkadelic, Betty Davis e de Mother's Finest.

 

 

Características

Funk rock é uma fusão de funk e rock. Muitos instrumentos podem ser incorporados a música, porém, o som é definido por um baixista definitivo ou bateria rítmica e guitarras elétricas. O baixo e a bateria rítmica são influenciados por funk, com mais intensidade, enquanto que a guitarra pode ser influenciada ou funk ou por rock, geralmente com distorção.

 

 

História do gênero

Funk rock nos anos 1970

 

Jimi Hendrix foi o primeiro artista a combinar ritmos e riffs de início de funk e rock seu som. Talvez o exemplo mais antigo é a sua canção "Testify" (1964), canção gravada por Hendrix quando gravou com os The Isley Brothers, um outro exemplo é "Little Miss Lover" (1967), já com o The Jimi Hendrix Experience. Seu álbum ao vivo Band of Gypsys tem características funky em riffs e ritmos (especialmente a música "Power of Soul") em seu álbum inacabado também incluiu canções funk-rock "Freedom", "Izabella" e "Straight Ahead".
 
George Clinton é considerado o padrinho deste género desde 1970. Clinton criou o nome "P-Funk" para os novos conceitos inovadores de funk que ele junto com antigos membros da banda de James Brown (como Maceo Parker e Bootsy Collins) e os novos músicos como um guitarrista que rivalizava com Hendrix chamado Eddie Hazel. Seus grupos, Funkadelic e Parliamente, praticamente definiu o funk com influências de funk rock, no álbum clássico do Funkadelic, Maggot Brain (1971). Últimos álbuns funk-rock produzidos pelo grupo incluem Cosmic Slop, Standing on the Verge of Getting It On, Hardcore Jollies e Let's Take It To The Stage. Mais tarde, como álbuns Sob como One Nation Under A Groove e Electric Spanking of War Babies tinha um som um pouco mais radiofônico, mas ainda conserva grande parte dos elementos funk-rock do grupo. Estes trabalhos serviram como a principal influência sobre toda uma geração de artistas do funk e do hip hop de artistas dos Red Hot Chili Peppers e Snoop Dogg.
 
Outros pioneiros do funk-rock desenvolver na década de 1970 na banda de rock britânico Trapeze e bandas americanas como Shotgun, Mother's Finest and Black Nasty. A também cantora e modelo Betty Davis gravou importantes álbuns funk rock. O funk rock não gravaçãoes comercias de R&B.Guitarristas do Chic por exemplo, desejavam inicialmente gravar um álbum funk rock, mas acabaram que se tornando uma banda disco depois de serem contratados por gravadoras. Apesar da sua considerável influência na popular, o fenômeno funk rock não era muito visível durante a década de 1970. Apenas alguns funk rock foram gravados.
 
 

Influência maior do em grupos dos anos 1970

Além de surgirem poucos de grupos de funk rock, muitas bandas tiveram influências de funk rock em seus sons. Esses casos incluem The Rolling Stones (Miss You & Hot Stuff), Led Zeppelin (The Crunge e Trampled Under Foot) e o cantor David Bowie com seu hit "Fame"; O Mark III e IV do Deep Purple (com Glenn Hughes do Trapeze, David Coverdale do Whitesnake e Tommy Bolin do The James Gang) colocaram elementos do funk, em canções como "Sail Away (Tomorrow)" and "Coronarias Redig", que se foi o motivo para a saída do guitarrista Ritchie Blackmore; artistas americano como Frank Zappa ("My Guitar Wants To Kill Your Mama", "Dirty Love" and "I'm The Slime", como bons exemplos),("Fly Like an Eagle"), Aerosmith("Last Child"), Edgar Winter Group ("Frankenstein"), KISS(" no seu cover de " New York Groove "e sua canção original" I Was Made for Lovin 'You ") e Gary Wright (My Love is Alive), além de influenciar os ritmos da músicas da banda Iron Maiden, bom exemplo do início do Synth-funk também, juntamente com bandas como Graham Central Station de Larry Graham, Rufus, e os The Isley Brothers (álbuns The Heat Is On e 3 + 3) todos experimentaram a mistura dos ritmos do Funk e do Rock.

 

 

Anos 80

 

No início de 1980s Gang of Four, Iggy Pop no seu LP "The Idiot", The Big Boys, Xavion (Um grupo afro-americano cuja álbum Asylum/Mirage de 1984, da formação anterior do Living Colour) & Rick James, juntamente com a New Wave de Blondie, Pere Ubu e Talking Heads criaram a sua própria boa mistura de Punk e Funk. Uma música famosa de funk rock desse período foi de "Another One Bites the Dust" pela banda de rock britânica Queen, presente no álbum The Game de 1980.
 
Os representantes do gênero desde a década de 1980 aos dias atuais incluem Red Hot Chili Peppers, Jane's Addiction, Fishbone, Mr. Bungle, Primus, Living Colour, Spin Doctors bem como as levadas de antiga banda do Prince, The Time, e hits de Mazarati, todos tenham criado, ampliado e definiram o Funk Rock.
 
 

Anos 90

 

No início da década de 1990, várias bandas combinados com ritmos de funky de guitarra típicos do Heavy Metal, resultando em "Funk metal", onde a ênfase está no uso muito de guitarra distorcida e sons mais pesados na mistura. Funk Rock emprega mais que uma incendiario som de guitarra distorcida, e os musicais dão ênfase a uma batida com proeminentes Linhas de baixo; mais rítmica do que é conhecido como R&B. Um dos melhores exemplos da fusão é Blood Sugar Sex Magik do Red Hot Chili Peppers, um sucesso de público e crítica.
 
Lenny Kravitz é um dos mais evidentes músicos na fusão de rock como ritmos e riffs do funk, isso pode ser percebido em faixas como "Tunnel Vision", "Always on o Run" e "American Woman". Incubus tem produzido músicas no gênero, presente nos álbuns Fungus Amongus and S.C.I.E.N.C.E.. Durante a realização do seu aclamado álbum de estúdio Voodoo (2000), neo soul músico D'Angelo foi influenciada pelo som do funk rock do P-Funk, Jimi Hendrix entre outros artistas, em seu single "Untitled (How Does It Feel) "tem sideo apontado pelos críticos por conter elementos muito parecidos com o som de Maggot Brain do Funkadelic.
comments powered by Disqus