Rock in Rio confirma edição de 2013

28/12/2011 14:14

 

O presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmaram para setembro de 2013 a próxima edição do evento na capital fluminense. A organização do festival decidiu reduzir o número de público diário de 100 mil para 85 mil pessoas.
"A redução será feita para ter um tráfego maior das pessoas (pela Cidade do Rock), você tenha um impacto menor no trânsito, no fornecimento de comida. Pelo tamanho da Cidade do Rock, eu percebi que quando entram 85 mil, está muito bem. Então eu quero fazer isso", disse Medina.
Outra novidade anunciada pelo presidente do festival será a criação de uma tenda de street dance como atração secundária da Cidade do Rock. Até 2013, Medina continuará investindo na marca do Rock in Rio. Lançará em setembro do ano que vem um musical para contar a história do evento e criará promoções para levar brasileiros para ver as edições de 2012, em Lisboa e Madri.
Segundo dados da RioTur, a estimativa do impacto econômico na cidade do Rio de Janeiro foi de aproximadamente US$ 419 milhões. Das 700 mil pessoas que compraram ingresso, 45% vieram de fora do Estado. Os hotéis ficaram lotados nos dias do festival, em uma época em que a procura costuma ser baixa.
Teste para Olimpíadas
Em 2016, a área de 150 mil m² da Cidade do Rock será transformada em uma área de lazer para atletas das Olimpíadas, que deverá ser aberta para a população nos próximos 30 dias. Para Eduardo Paes, o evento pode ser considerado tão complicado quanto organizar os Jogos Olímpicos. "Essa movimentação provavelmente não teremos nem na Copa do Mundo nem nas Olimpíadas. Você não leva 100 mil pessoas para o mesmo lugar em eventos como esses", disse o prefeito.
Paes comemorou o baixo índice de problemas de trânsito, disse que a decisão de criar um sistema de ônibus para servir ao evento foi acertada e prometeu o BRT (corredores rápidos de ônibus que funcionam como um metrô) para a próxima edição. "Em 2013, você vai ter o primeiro BRT já pronto, funcionando e facilitando a chegada das pessoas na Cidade do Rock", afirmou.
O perfeito minimizou os problemas na saída das pessoas do Rock in Rio e condenou abusos de taxistas que se aproveitaram nas imediações. "Essa história do 'tiro', de fazer preço fechado, o taxista vai perder a permissão dele. Eu vou radicalizar nisso. Não vai ter mais essa história do processo administrativo, de receber uma multinha e voltar para casa, não vai ter mais", prometeu. "Agora é óbvio. Quando você tem 100 mil pessoas saindo... Porque na entrada as pessoas chegam aos poucos, mas na hora de sair todo mundo vai embora ao mesmo tempo. É óbvio que essa operação é mais complexa, é assim no mundo inteiro".
Depois dos sete dias de Rock in Rio, o prefeito do Rio de Janeiro anunciou que será publicado um decreto para regulamentar a organização de grandes eventos, com regras envolvendo segurança, transporte e alimentação.
Sambinha no Rock in Rio
Feliz por assistir ao Maná na noite de ontem no Rock in Rio, Paes disse que gostaria de ouvir um "sambinha" na Cidade do Rock na edição de 2013. O pedido provavelmente não será aceito por Roberto Medina, que não prevê ainda uma tenda com o ritmo brasileiro, mesmo sendo homenageado pela Mocidade no ano que vem.
Perguntado sobre a Cidade da Música, obra inaugurada inacabada com indícios de superfaturamento na gestão de Cesar Maia, Paes disse que as obras estão sendo feitas no local, mas desconversou. "Está aqui. Quer cidade da música maior que essa? Cidade da Música é essa aqui, pô. Do Rock".
Rock in Rio 4
Considerado um dos maiores festivais do mundo, o Rock in Rio cresceu, deixou o Brasil, mas retorna ao País em 2011 em sua quarta edição.
A festa da música começou na sexta-feira (23) com nomes renomados da música pop. No Palco Mundo, cantam Claudia Leitte, Katy Perry, Elton John e Rihanna. No sábado (24), foi a vez do rock pop de NX Zero, Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol e do Red Hot Chili Peppers que agitaram o público.
Fechando o primeiro fim de semana do Rock in Rio 4, muito metal e peso com Glória, Coheed and Cambria, Motörhead, Slipknot e Metallica, no domingo (25).
A segunda bateria de shows começou na quinta-feira (29), com clima dançante e muito soul de Janelle Monáe, Kesha, Jamiroquai e o veterano Stevie Wonder. O pop novamente foi convocado na sexta-feira (30) ao som de Ivete Sangalo, Lenny Kravitz e Shakira.
No sábado (1º), o Maná, Maroon 5 e o Coldplay se revezaramm com os brasileiros do Skank e o cantor Frejat no palco Mundo. A despedida do Rock in Rio 4 fica com Pitty, Evanescence, System of a Down e Guns N'Roses.
vc repórter
Vai curtir o Rock in Rio com a galera? Envie suas fotos e vídeos para o vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui.
 
Artigo Tirado de: Terra.com
comments powered by Disqus